Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Fevereiro de 2012

03/02/2012 10:15:00

Saúde promove neste sábado campanha de doação de sangue em Aquidauana



O Hemosul em parceria com a Gerência Municipal de Saúde e Saneamento realizam neste sábado, 04 de fevereiro, a campanha de doação de sangue no município de Aquidauana.

A ação será realizada no Hemonúcleo, localizado na rua Duque de Caxias, 2.061 das 08 às 16 horas. De acordo com a enfermeira responsável, Débora Melo, a iniciativa visa colaborar com o estoque de sangue do Hemosul em Campo Grande.

Segundo ela, as demandas de sangue necessárias para atender os hospitais de Aquidauana são provenientes do Hemosul. “Queremos pedir a colaboração dos aquidauanenses para que se some neste ato de solidariedade”, afirma Débora.

Orientações para o doador

A enfermeira afirma que para ser doador, a pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos, ter mais de 50 kg e estar bem de saúde. É necessário ainda, a apresentação de um documento oficial com foto no ato da doação.

Para os doadores de 16 e 17 anos que desejam doar, favor solicitar autorização dos pais e/ou responsável com o modelo do Hemonúcleo, no dia da doação, vir acompanhado dele (s) ou trazer a autorização autenticada em cartório. Para quem já é doador e tem 66 e 67 anos e está bem de saúde, também podem doar.

A enfermeira do Hemonúcelo cita ainda que é fundamental que o doador não esteja em jejum no dia da doação e tenha repousado no mínimo 6 horas na noite anterior a doação. “Também é importante que não fume no mínimo 2 horas antes da doação; não tenha ingerido bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação e tenha evitado alimentos gordurosos”, explica.

Débora lembra ainda que não podem doar quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade, mulheres grávidas e que estão amamentando a menos de 1 ano, pessoas expostas a doenças transmitidas pelo sangue ( Aids, Hepatite, Doença de chagas, Sifilis, usuários de Drogas; quem teve relação sexual com mais de um parceiro nos últimos 6 meses; quem fez tatuagem e colocou piercing a menos de 12 meses.

Fonte: Agecom/Helder Lima com informações da Gesau

Início | 2012 | Fevereiro