Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Setembro de 2010

22/09/2010 12:54:00

Jogos Universitários e grandes eventos a serviço do turismo







Entre os dias 15 e 18 de setembro, Aquidauana foi palco de um dos maiores eventos desportivos do ano: os Jogos Universitários Intecâmpus – JUI. Segundo os organizadores, cerca de 600 atletas de diversos municípios estiveram participando do evento, movimentando a cidade em diversos aspectos.

Além do aspecto especialmente desportivo, a movimentação desses acadêmicos agita também outros setores da economia da cidade. “Onde há muitos jovens reunidos, sempre prevalece uma onda de alegria e descontração, próprios da comunidade estudantil”, afirmaram os organizadores. “Por isso, eles fortaleceram alguns setores da nossa economia, como bares, lanchonetes, padarias, farmácias, restaurantes, lojas de souvenires e transporte de passageiros, entre outros”, afirmam os observadores da movimentação dos acadêmicos.

Levando-se em conta a definição básica para o turismo - atividade econômica que envolve o deslocamento temporário de pessoas seja por motivos diversos - os Jogos Universitários se encaixam naquela modalidade de turismo denominada de ‘turismo de esporte ou desportivo’.

“Para a cidade o evento foi espetacular. Vários aspectos somam-se a essa avaliação, como a qualidade técnica das modalidades em disputa, os parâmetros de comparação esportiva entre os câmpus envolvidos - e até mesmo de nossos atletas locais - a movimentação deles pela cidade foi muito proveitosa para o nosso comércio de forma geral”, avalia o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB).

Nesse sentido, o prefeito Fauzi vem reforçando a idéia de outras modalidades de eventos que possam alavancar o turismo em Aquidauana. Com exemplo disso, já aconteceram de janeiro a setembro – Carnaval (inclusive nos distritos), Festa do Peixe, Aniversário da Cidade, Expoaqui, Arraial Pantaneiro do Morrinho, Campeonatos Intermunicipais de Futebol, entre outros.

Até novembro, outros eventos vão movimentar os setores de cultura e turismo de Aquidauana, sobretudo o mais esperado deles: a segunda edição do Festival Pantaneiro, que destaca todos os aspectos da cultura pantaneira, raiz da formação cultural do aquidauanense. Para este ano o Festival, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro, promete atrações musicais imperdíveis, como Grupo Acaba – Cantadores do Pantanal, Perla e Renato Teixeira/Sérgio Reis.

Fonte: Agecom/Carlos Cabral

Início | 2010 | Setembro