Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Setembro de 2010

03/09/2010 16:33:00

Horta Comunitária rende resultados em Aquidauana




O projeto “Verde Vida” desenvolvido pelo Governo Municipal, através do Núcleo de Qualificação da Mão-de-obra e Geração de Emprego e Renda gera resultados positivos em Aquidauana.

Ao todo, 5 famílias estão envolvidas diretamente no projeto que consiste no plantio de legumes e verduras num projeto de “Horta Comunitária” na sede do Geração de Renda. Alface, rúcula, rabanete, couve, cenoura, quiabo, pepino, beterraba, coentro e salsinha estão entre as verduras e hortaliças cultivadas na horta.

Criado em Abril de 2009, o “Verde Vida” tem com o objetivo oferecer capacitação profissional e geração de trabalho através da horta comunitária para as famílias beneficiadas do programa “Bolsa Família” em situação maior de vulnerabilidade social.

Para a participante, Analice Duarte Maciel, a horta comunitária simboliza uma renda a mais em sua família. Trabalhando como diarista, ela conta que nos tempos vagos ela ajuda as demais mulheres no projeto. “Venho para cá fazer o que gosto. Adoro horta e além de uma renda a mais para ajudar meu marido com as contas em casa, tenho disponível um alimento saudável e completo na alimentação da minha família”, comenta.

Todo os alimentos produzidos na horta comunitária podem ser adquiridos na própria sede do Geração de Renda nas quartas e sexta-feira, sábado e domingo durante a manhã. Além da comunidade em geral, restaurantes como o “Moderna” e “O Casarão” têm abastecido suas mesas com produtos orgânicos cultivados pelas participantes do projeto.

Compradora assídua de verduras na horta, a dona Marilza Tomicha Ferreira lembra que opta pelos produtos do local por não conterem produtos químicos como inseticidas. “Prefiro levar para a mesa da minha família um produto natural que vai ajudar a balancear a nossa alimentação”, conclui.

Sob a coordenação da diretora do Núcleo de Geração de Renda – Cida Lemos, o projeto de Horta Comunitária recebe todo o suporte do Governo Municipal através da Gerência de Desenvolvimento Social e Economia Solidária. Segundo a gerente da pasta, Eva Enilde Franco Fernandes, a iniciativa vai de encontro as políticas de assistência social. “Queremos que todos busquem seu próprio sustento e tenham dignidade através do seu trabalho”, ressaltou.

Fonte: Agecom/Helder Lima

Início | 2010 | Setembro