Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Setembro de 2010

09/09/2010 11:20:00

Cultura Terena: evento vai movimentar aldeias



Programado para os dias 17 e 18 de setembro, uma grande festa cultural da etnia Terna vai movimentar as aldeias de Aquidauana da região de Taunay. O evento deverá contar com a participação de indígenas das 9 aldeias de Aquidauana, inclusive do Limão Verde e Córrego Seco, que estão localizados há aproximadamente 100 km da região de Taunay.

A iniciativa foi apresentada ao prefeito Fauzi Suleiman (PMDB), na manhã da última segunda-feira (30), pelo técnico da Funai – Joãozinho da Silva e Uvilson Cândido. Segundo eles, além do concurso da dança do bate pau, estão previstas a exposição de artesanato, atividades esportivas como cabo de força e comidas típicas da culinária indígena como hi-hi, bolo e beiju de mandioca, entre outros produtos à base de abóbora, milho e mandioca.

Esta é a primeira vez que a comunidade indígena realiza um concurso da “Hiy’okexoti Kipaé” (Dança da Ema no idioma Terena), popularmente conhecida como a Dança do Bate Pau. “Vai ser uma novidade o concurso da dança. Quero aproveitar este momento de resgate a nossa cultura que o prefeito Fauzi Suleiman tem proporcionado e realizar este evento para toda comunidade”, afirmou Joãozinho. Segundo ele, o prefeito Fauzi Suleiman tem sido um dos poucos administradores da história recente de Aquidauana que tem se preocupado em valorizar a importância histórica e cultural da etnia Terena.

O evento fecha um circulo completo sobre a cultura Terena quando focará a importância da língua. Joãozinho destaca que o evento pretende resgatar o idioma Terena que foi se perdendo ao longo das gerações. “Será uma festa onde iremos utilizar a comunicação 100% em língua Terena”, explica.

Segundo o prefeito Fauzi Suleiman, o Governo Municipal será parceiro do evento como forma de reconhecimento da importância dos indígenas na construção da história de Aquidauana. “Estamos honrando nosso compromisso de resgatar a importância do povo Terena na construção de Aquidauana. Ao apoiar esse evento, mais uma vez demonstramos a seriedade de nosso governo, que vem colocando um novo olhar sobre os Terena”, afirmou o prefeito Fauzi.





Fonte: Fonte: Agecom/Helder Lima

Início | 2010 | Setembro