Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Setembro de 2010

01/09/2010 15:21:00

Fauzi apresenta potencialidades de Aquidauana







Lançado ontem (31-08) na sede da Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana – ACEA – o portfólio de Aquidauana, instrumento pelo qual o município se apresenta para empresários do Estado e do País como forte candidato a receber investimentos. Nesse instrumento de potencialização de Aquidauana, estão sintetizados todos os elementos através dos quais a cidade se apresenta apta a se transformar em pólo de desenvolvimento industrial regional.

Instituições bancárias e de ensino, equipamentos de cultura, comércio, estradas pavimentadas e meios de transporte de passageiros e carga, localização geográfica privilegiada, capacidade hoteleira (incluindo-se aí as pousadas pantaneiras), eventos, gastronomia, importância da pecuária, mão de obra disponível, as pequenas distâncias entre o empregador e o empregado, localização dos distritos e aldeias e assentamento, meio ambiente, meios de comunicação, instituições de segurança e jurídicas, rede de saúde e a importância do recém-criado PRODESA – Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Aquidauana – são os principais itens que compõem o portfólio.

Durante o lançamento, o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) destacou a importância desse instrumento. “Municípios como Sidrolândia, que recentemente dispararam no crescimento, há muitos anos se utilizaram de instrumentos dessa natureza para divulgar seus municípios. Infelizmente Aquidauana está, pelo menos, dez anos atrasada nesse processo. Vamos nos utilizar do portfólio para ‘vender’ Aquidauana como um município com um excelente leque de vantagens para atrair novos investimentos”, afirmou.

Somando esforços para o desenvolvimento socioeconômico de Aquidauana, o prefeito Fauzi Suleiman vem trabalhado forte para captar novos investimentos que possam gerar emprego e renda. Exemplo disso foi a criação do Núcleo Industrial “Kalil Salemene”, uma área que disponibiliza lotes para a implantação de pequenas e médias empresas que se manifestem favoráveis a virem para Aquidauana e o próprio PRODESA, que permite ao Governo Municipal uma série de benefícios que possam favorecer a instalação de empresas.

Como resultado desse trabalho, pelo menos três empresas já estão instaladas na cidade, sendo uma de pré-moldados para construção de casas, uma de confecções e uma outra de macarrão destinado à merenda escolar. “Nesses três casos, estamos nos utilizando das vantagens do PRODESA e oferecendo condições para que essas empresas fiquem por aqui por um longo tempo. Apenas condicionamos que eles se utilizem da mão de obra local”, disse o prefeito Fauzi.

Um dos mais fortes argumentos do prefeito Fauzi para fazer esse trabalho de potencialização de Aquidauana está focado na localização geográfica do município. “Estamos no centro de uma região composta por mais de dez cidades que, juntas, possuem mais de um milhão de habitantes. Se considerarmos o total de habitantes do MS, temos em nosso entorno praticamente a metade da população do Estado. Quem não desejaria investir numa cidade com todas essas características? Estamos apostando que o portfólio abra muitas portas para Aquidauana”, finalizou o prefeito.

Durante o lançamento, ocorrido na ACEA, participaram empresários de diversos setores, gerentes municipais e convidados. Entre eles o vice-prefeito Vanildo Neves, a primeira dama Selma Suleiman, Denire de Carvalho, Artur Viana, Marisete Brum, João Passos, João Baié, Wilson Diniz Maciel - da Kaiobá, Ingrid Kroll Leite, Jonas Chaves Jr., professor Antonio Firmino, Nilton - gerente do Sicred, Gerson Farias, José Domingues – gerente do HSBC, entre outros. O professor Paulo Jóia foi o apresentador do portfólio, que foi elaborado em parceria entre a gerência de Produção e a UFMS.

O conteúdo do portfólio está disponível no site da prefeitura, em um link à direita – www. aquidauana.ms.gov.com.br - Aquidauana, onde o trabalho encontra o desenvolvimento.


Fonte: Agecom/Carlos Cabral

Início | 2010 | Setembro