Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Março de 2009

28/03/2009 22:46:00

Trem do Pantanal contribui para resgatar a história


Parte significativa da população aquidauanense desconhece os ricos detalhes de sua história. A volta do trem do pantanal, agora na versão Express, está contribuindo para uma reversão deste quadro.

As ações até aqui desencadeadas em torno do projeto – retirada das velhas sucatas de vagões do centro da cidade, a remoção sem traumas dos comerciantes e famílias estabelecidos no entorno da estação, cursos de preparação, obras de reformas, etc. – tem despertado várias discussões. No geral, as expectativas são as melhores.

“O projeto é incrível”, opina Maria Caroline, aluna do curso de turismo da UFMS, dimensionando com exatidão o sentimento comum prevalecente na cidade desde o começo do ano.

Como um pouco de fervura na água faz bem, cabe lembrar que há muito a ser feito para que a cidade assuma de fato a condição de um pólo turístico no Estado. E o maior desafio é exatamente o envolvimento de todos.

O prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) entende que para a promoção da atividade turística no município é preciso que todos estejam atentos aos detalhes e à importância do envolvimento da população. “O turismo não se desenvolverá sem a participação de cada aquidauanense”, diz Fauzi.

“A disponibilização e uniformização de informações, para que o conhecimento se propague, é uma das ações mais importantes deste momento”, avalia. Por isto vê como fundamentais as iniciativas da Fundtur, SENAC e outros órgãos, que estão realizando diversos cursos de formação,em áreas ligadas a atividade turística.

Professor de história, Osvaldir Beda elogia a iniciativa de mexer com conteúdos desta área. Cita como exemplo a relevância do Trem para o desenvolvimento de Aquidauana, no passado. “Agora, voltando, pode estar dando início a um novo ciclo. Estamos sonhando isto”, afirma.

Fonte: ACS

Início | 2009 | Março