Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Outubro de 2009

31/10/2009 12:58:00

Festival Pantaneiro: hoje tem concurso de tereré



O tereré não distingue classe social, econômica, política. Em Aquidauana, a erva deste "aparitivo" faz parte da lista de compra no supermercado. O clima quente favorece o hábito, influenciado pelo país vizinho, o Paraguai. O tereré já se incorporou a cultura, gerando textos e até a música "roda de tereré", de autoria do médico e compositor Paulo de Tarso.

Típico da região, o tereré não ficou de fora das competições durante a primeira edição do festival pantaneiro. Os tomadores podem participar da disputa escrevendo uma equipe de, no mínimo quatro pessoas, fazer a roda e começar a prosa.

As inscrições são feitas na barraca da erva mate Fronteira, que disponibiliza todo o aparato necessário para um bom tereré. A disputa é analisada por litros de água e num efeito de somatória. “A equipe não precisa ficar sentada no stand a tarde toda. Na competição a equipe pode vir tomar o mate a hora que desejar e nós vamos anotando os litros”, explica a prova o representante da empresa na região Nivaldo Bardela.

A roda começa hoje pela manhã e segue até amanhã, dia 1º de novembro. A equipe campeã leva para casa 100 kg de erva, seguido pelo segundo lugar de 50 kg e 30 kg para o terceiro colocado.

Tomadores façam sua equipe e participe. Tereré é cultura pantaneira.




Fonte: ACS/Aquidauana

Início | 2009 | Outubro